segunda-feira, 5 de maio de 2008

Monte Santo ou Monsanto?!





MONSANTO


Um pouco de história...


Trata-se de um local muito antigo, com registo de presença humana desde o Paleolítico. Vestígios arqueológicos dão conta de um castro lusitano e de villae e termas romanas no denominado campo de S. Lourenço, no sopé do monte.
Terra conquistada aos Mouros por D. Afonso Henriques, em 1165, foi doada à Ordem dos Templários que lhe edificaram o castelo, sob as ordens de D. Gualdim Pais. Em 1174 Monsanto recebeu foral do mesmo monarca, o qual foi confirmado por D. Sancho I, em 1190, que, ao mesmo tempo, a mandou repovoar e reedificar a fortaleza desmantelada nas lutas contra Leão; mais tarde, em 1217, D. Afonso II confirmou novamente o primeiro foral. A Ordem do Templo mandou reedificar a fortaleza e as muralhas em 1293. Com D. Dinis obteve, em 1308, Carta de Feira na ermida de S. Pedro de Vir-a-Corça.
O rei D.Manuel I outorgou-lhe novo foral e deu-lhe a categoria de vila no ano de 1510. Em 1758 Monsanto era sede de concelho, privilégio que manteve até 1853. Daqui decorre a designação de "vila" ainda hoje atribuída pelos monsantinos à sede da freguesia. Em meados do séc. XVII D. Luis de Haro, ministro de Filipe IV, tentou o cerco a Monsanto, sem sucesso. Mais tarde, no inicio do século XVIII,o Duque de Berwick põe também cerco a Monsanto. O exército português, comandado pelo Marquês de Minas, derrotou o invasor nos contrafortes da escarpada elevação.
Já no século XIX, o imponente castelo medieval de Monsanto foi parcialmente destruído pela explosão acidental do paiol de munições, numa noite de Natal, restando actualmente apenas duas torres, a do Peão e a de Menagem, para além das belíssimas ruínas da Capela de S.Miguel (séc. XII).

Neste lugar maravilhoso nasceu o meu PAI e em míuda passei longos períodos de férias em Monsanto não adivinhando sequer o quão importante aquele lugar se iria tornar para mim! Em pequena a falta de pólos de interesse fizeram nascer em mim um sentimento de desprezo em relação a esta terra mergulhada na dureza das pedras e na dureza das suas gentes!
Só descobri o meu amor por Monsanto quando perdi aquela que ocupou e ocupará sempre um lugar especial no meu coração, a Tia Piedade...!
Hoje o refúgio que ela nos deixou é um lugar mágico e encantado onde apenas se houve o silêncio, alheios à rudeza das suas gentes apreciamos aquele lugar maravilhoso onde às vezes um pouco de confusão também é bem vinda, tal como aconteceu no fim de semana que passou, nos dias 3 e 4 em que se realizou a Festa do Castelo ou Festa da Divina Santa Cruz com uma Feira Medieval que animou as ruas e os corações de todos..Por mim gostava que se repetisse mais vezes!



Monsanto é um lugar especial e particular para visitar com recantos maravilhosos de fazer cortar a respiração!



2 comentários:

Susana disse...

Adoro Monsanto!
Obviamente não tenho as tuas recordações mas acho aquele local fabuloso!!
Essa feira medieval, teria feito as minhas delícias!

Anónimo disse...

Monsanto acabou por se tornar para nós num local retemperador de energias positivas e o nosso pequeno/grande refúgio não é nada mais nada menos que isso mesmo, um refúgio só nosso capaz de albergar uma dezena de amigos verdadeiros. Este fim-de-semana prolongado traduziu-se em dias de sol, com as nossas estrelas, a Bita e o Afonso, com luz própria a iluminar ainda mais estes dias medievais. Que bom é voltar atrás no tempo!
Que Monsanto perdure para sempre nas nossas vidas! Sofia