sexta-feira, 9 de maio de 2008

Adeus Chupeta!

Há já algum tempo que lutava contra este vício e que tentava incutir na Bárbara a noção de que a chupeta fazia mal e que ela, já crescida, não precisava mais de usar chupeta!
Travei esta luta inglória durante pelo menos um ano e mais uma vez esta semana, a minha filhota encheu-me de orgulho e surpreendeu-me! (ou não!)
Na quarta-feira dia 07 de Maio, ao final da tarde, e depois de uma conversa sobre chupetas e o mal que fazem aos dentes, disse- lhe que também o Afonso estava decidido a deixar a chupeta...
Nova tentativa que durante o percurso até casa se mostrou inglória....Mas no seu íntimo a Bárbara ficou a pensar e tomou a decisão difícil acabando por me dizer:
" - Mamã, não quero mais a chupeta, vou pintá-la e guardá-la num quadro como recordação..."
Fiquei um pouco céptica mas a Bárbara é assim, com uma personalidade forte, quando toma uma decisão não volta atrás!
Há cerca de um ano em 23 de Junho de 2007 disse-me exactamente o mesmo em relação à fralda da noite, e a partir daquela data nunca mais usou fraldas à noite!
Bom, mas continunando a história que quero hoje partilhar (como mãe galinha e babada), a Bárbara com a minha ajuda lá montou o estendal para pintar a chupeta e eu pensei :
"Isto vai dar mau resultado!" mas por outro lado estava sossegada porque havia outra de reserva...!
A chupeta foi pintada e ela já não a pediu mais, conta orgulhosamente a sua decisão diz que já não dá mais confiança à chupeta e até chama bebezão ao primo porque ele não cumpriu a promessa...Ela sim é uma menina crescida!
Lagarto, lagarto, mas acho que o adeus foi para sempre!
Consequência: A Bárbara está com mais dificuldade em adormecer e tem sempre fome antes de deixar o João Pestana fechar as janelas....
Bitinha, a mamã tem muito orgulho em ti, és uma menina já crescida, capaz de tomar decisões importantes, és determinada e orgulhosa! Continua assim... A mamã adora-te!! E aposto que o papá também está cheio de orgulho!

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois é Bita, o Afonso que foi impulsionador desta tua decisão de menina crescida ainda não sabe cumprir as promessas que faz. Esperemos que seja por ser mesmo um bebezão!
Mas a tua atitude é muito louvável e demonstra o quão crescida tu estás. A tia está muito orgulhosa de ti! Parabéns! Um beijinho muito grande de quem te adora!

Anónimo disse...

Adeus Chupeta -Parte II
Pois é, tenho que me redimir do que disse no comentário anterior.
É que no dia 10 de Maio de 2008 o Afonso também deixou a chupeta de vez e com muita determinação.
Talvez pelo respeito e amor que sente pelos tios foi em casa deles que o meu bébé deixou de vez este vício que é engraçado enquanto são bébés, mas que se torna prejudicial na idade deles.
Nunca mais a pediu e com alguma dificuldade para dormir, mas que tem vindo a melhorar com o passar dos dias, o Afonso demonstrou uma força de vontade que eu não podia sequer imaginar num menino de tão tenra idade. És a minha vida e cada vez me sinto mais orgulhosa de te ter como filho.
Adoro-te!
Beijinhos redondos da Mamã!