quinta-feira, 13 de março de 2008

Um aperto cá dentro...


Ontem senti um aperto cá dentro...É difícil olhar em redor e ver a miséria que se esconde em cada esquina.
Não vivo num mundo diferente e tenho consciência que a minha vida corre bem apesar de alguns percalços pelo caminho, com altos e baixos mas apesar de tudo muito feliz!
Ontem invadiu-me uma onda de tristeza quando um jovem emigrante de leste se dirigiu a mim para pedir uma simples moeda...Talvez menos do que eu gastaria com a minha filha num simples saco de gomas, mas eu recusei essa ajuda...E ele de olhos baixos pediu-me desculpa e afastou-se...
Senti uma dor tão grande e uma vontade de voltar atrás e dar-lhe não uma moeda mas uma nota, para aliviar aquele dor no seu olhar...Mas não o fiz e levei comigo uma imensa tristeza. Talvez o medo que se apoderou de todos nós receosos da violência instalada me tenha feito recusar no imediato aquela ajuda, egoísmo não foi com toda a certeza e guardei comigo aquela imagem de um jovem com cabelo louro e olhos azuis a pedir ajuda, ajuda essa que eu recusei...

1 comentário:

Susana disse...

Às vezes sinto o mesmo que tu, quando tenho precisamente a mesma atitude. Deus nos livre de tal sorte... Por outro lado, não devemos carregar as culpas do mundo... nem tudo está nas nossas mãos... a dor que sentiste ter-te-á feito crescer e dar ainda mais valor ao que tens. Não devemos ser mesquinhos nem avarentos, mas a vida nem sempre nos permite dar o que queremos. Querida amiga, tens um coração de ouro. Não podes dar moedinhas a todos quantos tas pedem, mas a amizade que dás aos teus amigos é, indubitavelmente, um grande tesouro que, neste caso, me torna rica!